O petista Felipe Cury, ex-secretário-executivo de Habitação no Governo do prefeito João Campos (PSB), assumirá em 2025 o comando da pasta de Habitação do Recife. Ligado ao grupo da senadora Teresa Leitão (PT), ele substituirá o atual secretário Ermes Costa, indicado pelo senador Humberto Costa (PT).
“Vamos avançar na parceria com o Governo Lula, através do programa Minha Casa, Minha Vida, e construir com o prefeito João Campos uma política de gestão condominial, aproveitando o Centro do Recife para moradia de interesse social”, destacou Felipe Cury.
Na Prefeitura do Recife desde março de 2023, quando o PT integrou a base de apoio ao prefeito João Campos, Cury se destacou por ações administrativas e pela boa relação com movimentos em defesa da moradia. “A escolha foi muito justa. Felipe Cury trabalhou muito como secretário-executivo e ajudou nas várias entregas”, afirmou Teresa Leitão.
Déficit habitacional no Recife
O Recife enfrenta hoje um déficit habitacional de 54 mil moradias, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) Contínua, atualizada em 2024. Os dados revelam 1.586 habitações precárias, 6.231 coabitações e 46.150 famílias comprometendo mais de 30% da renda com aluguel.
Segundo o futuro secretário, reduzir esse déficit será um dos principais desafios da gestão. “Vamos aguardar o planejamento estratégico da gestão para os próximos quatro anos e trabalhar com todos os setores da sociedade”, garantiu Felipe Cury.
Avanços em 2024
Em suas redes sociais, o prefeito João Campos destacou no último sábado (28) que o Recife continuará avançando em sua política habitacional. “A partir do próximo ano, ele (Felipe Cury) estará à frente da nossa Secretaria de Habitação, com o objetivo de construir novas soluções e acelerar parcerias com o Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida.”
Neste ano, a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura resultou na entrega de cerca de 800 unidades habitacionais nos conjuntos Sérgio Loreto, Vila Brasil e Encanta Moça, no bairro de São José.
Trajetória de Felipe Cury
Além de suas funções recentes, Felipe Cury já atuou como coordenador do Orçamento Participativo (2008-2010), diretor de Planejamento em 2010, e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na Secretaria de Saneamento da Prefeitura do Recife.