O Governo de Pernambuco promove, nesta quarta-feira (21), um simulado de resposta a desastres naturais, com foco em deslizamentos de barreira e ações de resgate. A operação começa às 6h, com atividades previstas no bairro dos Estados, em Camaragibe, e no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, no Recife.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, a simulação tem como objetivo avaliar o desempenho das equipes de emergência, testar o plano de contingência, validar o sistema de alertas e a eficiência na evacuação de comunidades em áreas de risco.
Em Camaragibe, o exercício simulará um cenário de deslizamento de barreira, com evacuação de moradores e atendimento a vítimas. No Recife, será montada uma “Sala de Situação”, onde representantes de diversos órgãos públicos terão que responder a 10 cenários distintos de desastre, simulando decisões em tempo real.
“Esse tipo de exercício é fundamental para garantir que as forças operacionais do estado estejam preparadas para agir com rapidez e eficiência, protegendo a população e coordenando a ajuda humanitária”, afirmou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Clóvis Ramalho.
A iniciativa é liderada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e conta com o apoio de diversos órgãos, incluindo:
Secretarias Estaduais: Desenvolvimento Agrário, Saúde, Recursos Hídricos e Saneamento, Assistência Social
Agências e Empresas: Apac, Compesa, Neoenergia Pernambuco
Forças de Segurança e Resgate: CBMPE, GTA, PMPE, Samu, Polícia Científica
Forças Armadas: Exército, Capitania dos Portos, II Comando Aéreo Regional
Órgãos de infraestrutura e meio ambiente: DER, CPRH
Coordenações municipais de Defesa Civil
Serviço
O que: Simulado de resposta a desastres naturais
Quando: Quarta-feira, 21 de maio, a partir das 6h
Onde:
Bairro dos Estados, no Campo do Grêmio – Camaragibe
Centro Integrado de Comando e Controle do Estado – Recife